Sobre a Campanha

“Pare a Sepse, Salve Vidas” é o slogan do Projeto “Dia Mundial da Sepse”. Trata-se de um projeto mundial capitaneado pela GSA (Global Sepsis Alliance), uma organização sem fins lucrativos, que conta com a colaboração de 39 grandes entidades internacionais de profissionais dedicados a melhorar a percepção e o tratamento de sepse www.globalsepsisalliance.org

O objetivo central é aumentar a percepção da sepse tanto entre profissionais de saúde como entre o público leigo e, assim, priorizar a sepse como uma emergência médica a fim de que todos os pacientes possam receber intervenções básicas, incluindo antibióticos e fluídos intravenosos, dentro da primeira hora.

Apesar do tratamento precoce com intervenções básicas estar associado à melhora na sobrevida, a aderência a essas medidas ainda é muito baixa no Brasil e em diversos locais do mundo.

Em nosso país, estima-se que 400.000 pacientes sejam atingidos anualmente, com letalidade em torno de 50%, uma das maiores do mundo. A Global Sepsis Alliance tem em sua Declaração Contra a Sepse cinco metas:

Inserir a sepse na agenda de desenvolvimento. A Declaração Mundial da Sepse aumentará a prioridade política dada à sepse, despertando a conscientização a respeito do crescente ônus médico e econômico representado pela doença.

Mobilizar os envolvidos. Assegurar que as estratégias para prevenção e controle do impacto global da sepse sejam focalizadas naqueles de maior necessidade.

Apoiar a implantação de diretrizes internacionais de sepse. Melhorar o reconhecimento precoce e proporcionar tratamento mais eficaz da sepse, além de possibilitar prevenção e tratamento adequados para todas as pessoas em todo o mundo.

Envolver os sobreviventes de sepse e os enlutados por ela no planejamento de estratégias para diminuir a incidência de sepse e melhorar os resultados no tratamento desta condição tanto local como nacionalmente.

Assegurar que existam instalações suficientes para tratamento e reabilitação e equipes bem treinadas para o cuidado em curto e longo prazo de pacientes com sepse.

Torne sua instituição apoiadora da Declaração Mundial Contra a Sepse! Visite o site: www.world-sepsis-day.org

Nosso gol: 2500 instituições apoiadoras em todo o mundo! Assine a Declaração: é fácil, rápido e sem custos!

Clique aqui!